data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Nos últimos dias, deu até para esquecer que era inverno na Região Central - neste domingo, a máxima chegou a 28ºC. Mas a mudança climática será brusca: a semana começa com uma frente fria que trará, além de chuva, temperaturas negativas e geada forte.
Apenas duas cozinhas comunitárias estão funcionando em Santa Maria
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, a frente fria chega nesta segunda-feira, mas não há risco de temporais. O acumulado de chuva não deve ser maior que 15 milímetros.
A queda na temperatura começa a partir da terça-feira, com mínima de 5ºC. Na quarta, a mínima fica em 0ºC, e diminui ainda mais: -2ºC e -1ºC na quinta e sexta, respectivamente.
- Cidades como São Martinho da Serra, Júlio de Castilhos e Tupanciretã poderão registrar até -4°C - acrescenta Verardo.
Entre quinta e sábado há possibilidade de forte geada, prejudicial principalmente para a agricultura, alerta o meteorologista. Entretanto, não há previsão de neve na região, mas pode acontecer na Serra e Plantão Norte. As temperaturas mais baixas devem atingir a Região dos Campos de Cima da Serra, como o município de Cambará do Sul, que pode ter até -9ºC. Na Serra Catarinense, a onda de frio deve ser ainda mais intensa, com sensação térmica que pode chegar a -20ºC.
O inverno como algoz: conheça a rotina de quem trabalha e vive exposto à mais fria das estações
TEMPERATURAS
- Segunda-feira: mínima de 14ºC e máxima de 21ºC
- Terça-feira: mínima de 5ºC e máxima de 13ºC
- Quarta-feira: mínima de 0ºC e máxima de 10ºC
- Quinta-feira: mínima de -2ºC e máxima de 11ºC
- Sexta-feira: mínima de -1ºC e máxima de 15ºC
- Sábado: mínima de 4ºC e máxima de 19ºC
- Domingo: mínima de 8ºC e máxima de 19ºC